Nao, Deus!


Disse o néscio no seu coração: Não Deus. Salmo 14:1
Você já mergulhou no fundo de uma piscina e olhou para cima? O sol passando pela água agitada cria uma superfície que parece coisa de outro planeta, com ondulações brancas, azuis e douradas pela luz do sol. Assim estava o céu quando olhei pela janela esta manhã pouco antes do nascer do sol. Ao olhar para o quadro que o Pintor deixou em minha janela não posso deixar de exclamar: — Só mesmo um néscio, tolo ou louco, ou tudo isso junto, poderia dizer que não há Deus!

É verdade. São tantas as manifestações de Sua glória e poder na natureza que muitos cientistas hoje admitem que a coisa toda é complexa e perfeita demais para simplesmente ter aparecido assim, sem um projeto inicial e sem um Criador. A simples ideia de tudo ter tido um início, que alguns chamam de Big-Bang, já implica a necessidade de um elemento gerador desse início e também da matéria ou energia envolvidas nisso.
Obviamente se tudo surgiu do nada nem é preciso ser muito inteligente para saber que do nada é impossível surgir tudo. A menos que estejamos falando de Deus e da ação de sua Palavra criadora. “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11:3).
O versículo “Disse o néscio no seu coração: Não [há] Deus.” (Salmo 14:1) não fala especificamente de ateus, como eu mesmo pensei durante muito tempo. Em minha Bíblia o verbo ‘haver’ está em itálico, o que significa que a palavra não consta do texto original e o tradutor a introduziu ali para fazer sentido ou criar um texto mais fluido. Por isso a frase pode ser lida do modo como creio ter sido sua intenção original: “Disse o néscio no seu coração: Não, Deus!. Percebe as implicações disto?
Muitos acreditam na existência de um Deus Criador, mas ainda assim vivem dizendo não a ele “Não, Deus!”, quando deveriam fazer a sua vontade; “Não, Deus!” para fugir do seu amor; “Não Deus!” na hora de escolher suas prioridades.
O versículo fica muito mais amplo quando visto desta forma, mesmo porque todas as pessoas já nascem com a consciência da existência de um Criador. Isto faz parte da urdidura do tecido de que todos os seres humanos são feitos. O ser humano nasce com conhecimento de Deus, mas só depois usa da razão para se tornar ateu.
Eclesiastes 3:11 diz que Deus “tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim”. O que você vai fazer com a noção de eternidade que Deus colocou em seu coração? Saiba que isso não é um conceito apenas, mas a percepção de uma realidade costurada bem ali em seu coração para você saber que sua existência não é mero acidente de moléculas, mas algo cuidadosamente planejado.
Achei interessante o que disse um palestrante há poucos dias, quando se referiu a um cliente que lhe pediu para não mencionar “Deus” em sua palestra, alegando que na plateia haveria muitos ateus.
Ateus?! — exclamou o palestrante para o cliente — Não existem ateus. Sabe o que aconteceria se caísse um avião cheio de ateus? As últimas palavras que as autoridades escutariam na gravação da caixa preta do avião seriam: “Meu Deus! Meu Deus!”.

Um comentário:

Postagens populares