Hoje so nasceu um sol


"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Hoje na tela do Pintor em minha janela só nasceu um sol, redondo, imponente e magnífico, derramando luz e calor por sobre o ombro do horizonte. Se não fosse pelo sol a vida neste planeta não seria possível. Se tivéssemos dois sóis a Terra seria um inferno abrasador. Um é bom, dois é demais.
Mas não é apenas o sol, que na Bíblia também aparece como figura de Cristo, o “Sol da justiça” (Ml 4:2), que é importante. É preciso que ele seja apenas um para a vida ser possível neste planeta. O mesmo você aprende na Bíblia quando o assunto é a mediação entre Deus e os homens. Ninguém além de Jesus pode ocupar essa posição.
Já fui professor de adolescentes no interior do estado de Goiás, e um dia minha aula foi interrompida pela pergunta de uma aluna:
— Professor, o que o senhor acha de Nossa Senhora.
Numa classe de predominância católica, os pais não estavam à vontade de um professor não católico eventualmente falar de Jesus a seus filhos. Sendo cristão, e considerando que “do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12:34), era natural que eu deixasse escapar aqui e ali algum comentário sobre a graça de Deus. Logo percebi que a pergunta tinha sido mandada pelo pai ou mãe para ver minha reação.
Decidido a nunca bater de frente em questões de fé, ao invés de dar uma opinião desfavorável às crenças dos alunos a respeito de Maria, pedi à menina que escrevesse seu nome numa folha de papel. Ela escreveu.
Depois saí pela sala recolhendo lápis e canetas dos alunos e, indo até a garota, fui colocando os lápis e canetas entre seus dedos, enchendo sua mão. Os outros alunos olhavam com evidente interesse para saber qual a finalidade daquilo. Aí pedi que ela escrevesse novamente seu nome. Ela bem que tentou, mas só conseguiu produzir alguns rabiscos na folha de seu caderno. Então perguntei:
De quantas canetas você precisa para escrever?
— Uma — respondeu.
As outras ajudam ou atrapalham?
— Atrapalham.
O mesmo acontece com Jesus. Ele é suficiente e qualquer coisa ou pessoa que você acrescentar não irá ajudar, mas só irá atrapalhar. A Bíblia fala de “um só Mediador entre Deus e os homens; Jesus Cristo, Homem” (1 Tm 2:5). Não precisamos de mais de um. 

Postagens populares