O ferrao da morte


Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:55

A morte é um elemento estranho na criação de Deus. Todos sabemos disso, todos sentimos isso. Não nos conformamos com ela, parece algo que não deveria ter lugar neste mundo. Mas ela está aí, por todo lado, em nós e ao nosso redor.

Por mais que eu cuide de minha saúde, faça exercícios e tome vitaminas, a degradação do meu corpo é evidente. A morte é o epílogo desse processo e a grande diferença fica para o que vem depois.

O apóstolo Paulo escreveu que "se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". (1 Co 15:19). Infelizmente é o que a grande maioria dos cristãos busca: Cristo para esta vida.

Você os encontra em multidões, lotando templos e canais de TV onde pregadores oferecem prosperidade material, saúde sem fim e a solução de qualquer problema sentimental. Desde que, obviamente, o bolso seja aberto de forma liberal. Tudo para o aqui e agora.

Mas será que Cristo é apenas para os míseros poucos anos que passamos aqui? Se for, "somos os mais miseráveis de todos os homens" e "que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam?". Se a melhor parte for aqui, é melhor viver como vivem os pagãos: "Comamos e bebamos, que amanhã morreremos". (1 Co 15:32).

Minha mãe, cujo endereço hoje é no céu, costumava dizer que se a vida aqui fosse boa ninguém iria querer se mudar para lá. Apenas a ilusão pode fechar os olhos para todo o sofrimento e miséria desta vida, por isso o que vem depois é o que importa.

Felizmente a ressurreição é um fato e os corpos daqueles que crêem em Cristo serão transformados e ressuscitarão, assim como Ele ressuscitou. E a morte, essa sombra nefasta que nos acompanha enquanto andamos aqui?

Ainda que possamos recear a dor e o sofrimento que antecede o colapso do corpo, a morte -- o fim da vida como a conhecemos -- já não aterroriza aquele que crê. Por que? Porque seu ferrão -- ou aguilhão -- foi de uma vez por todas cravado em Cristo lá na cruz.

Se eu for picado por uma abelha ela deixará de causar dano a quem quer que seja, pois seu ferrão ficará cravado em mim. A abelha morre depois. Do mesmo modo, para a pergunta "Onde está, ó morte, o teu aguilhão?", a resposta é: em Cristo. E Ele nos livrou desse aguilhão.

Escuridao de tempestade


Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Êxodo 10:22

O Pintor mostra um quadro tenebroso em minha janela. Nuvens espessas começam a descer sobre a cidade como um manto aterrador, trazendo trevas que são prenúncio de tempestade.

Quando o povo de Israel sofria como escravos no Egito, Deus trouxe trevas sobre aquela terra. Trevas tão densas que as pessoas nem sequer podiam sair de suas casas. Apenas nas casas dos israelitas havia luz. E depois de Faraó ter ignorado os avisos de Deus e endurecido seu próprio coração tantas vezes para não se sujeitar a Deus e deixar partir o povo, é Deus quem endurece o coração de Faraó. Agora não haveria outra chance.

"O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir". Êxodo 10:27

Um manto de trevas cobre pouco a pouco o mundo. Duvida? Abra os jornais. Onde estão as previsões otimistas de vinte, trinta ou cinqüenta anos atrás, quando diziam que o mundo seria um lugar melhor?

A ciência fez maravilhas, o homem conquistou o espaço, a tecnologia nos surpreende todos os dias. Mas o ser humano continua em sua senda de horrores. Como o homem foi desde sua queda, assim será sempre, a menos que seja transformado pelo poder da Palavra de Deus e receba uma nova vida e salvação pela fé em Jesus, o Substituto morto na cruz do Calvário.

À medida que o tempo passa as trevas irão ficando cada vez mais densas a ponto de ser difícil distinguir a luz. Pois até mesmo aqueles que deviam ser luzeiros neste mundo brilharão cada vez menos, refletirão cada vez menos a verdadeira Luz do mundo, como a Lua reflete a luz do Sol, até a hora em que serão tirados do mundo em um arrebatamento secreto.

Então o Espírito Santo também partirá daqui com a Igreja e só ficarão duas classes de pessoas: aquelas que ouviram o Evangelho da graça de Deus e o desprezaram, para os quais não haverá nova chance, e as que nunca ouviram e ainda poderão se converter.

Se você já ouviu o Evangelho e não se decidiu por Cristo poderá estar entre os que terão seus corações endurecidos pelo próprio Deus para darem crédito à mentira. Deus fez assim uma vez, com faraó e seu povo, e fará outra vez com todos os que desprezaram a salvação que ainda está sendo graciosamente oferecida.

"Esse iníquo [Anticristo] cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça". 2 Tessalonicenses 2:9-12

Postagens populares