O ferrao da morte


Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15:55

A morte é um elemento estranho na criação de Deus. Todos sabemos disso, todos sentimos isso. Não nos conformamos com ela, parece algo que não deveria ter lugar neste mundo. Mas ela está aí, por todo lado, em nós e ao nosso redor.

Por mais que eu cuide de minha saúde, faça exercícios e tome vitaminas, a degradação do meu corpo é evidente. A morte é o epílogo desse processo e a grande diferença fica para o que vem depois.

O apóstolo Paulo escreveu que "se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". (1 Co 15:19). Infelizmente é o que a grande maioria dos cristãos busca: Cristo para esta vida.

Você os encontra em multidões, lotando templos e canais de TV onde pregadores oferecem prosperidade material, saúde sem fim e a solução de qualquer problema sentimental. Desde que, obviamente, o bolso seja aberto de forma liberal. Tudo para o aqui e agora.

Mas será que Cristo é apenas para os míseros poucos anos que passamos aqui? Se for, "somos os mais miseráveis de todos os homens" e "que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam?". Se a melhor parte for aqui, é melhor viver como vivem os pagãos: "Comamos e bebamos, que amanhã morreremos". (1 Co 15:32).

Minha mãe, cujo endereço hoje é no céu, costumava dizer que se a vida aqui fosse boa ninguém iria querer se mudar para lá. Apenas a ilusão pode fechar os olhos para todo o sofrimento e miséria desta vida, por isso o que vem depois é o que importa.

Felizmente a ressurreição é um fato e os corpos daqueles que crêem em Cristo serão transformados e ressuscitarão, assim como Ele ressuscitou. E a morte, essa sombra nefasta que nos acompanha enquanto andamos aqui?

Ainda que possamos recear a dor e o sofrimento que antecede o colapso do corpo, a morte -- o fim da vida como a conhecemos -- já não aterroriza aquele que crê. Por que? Porque seu ferrão -- ou aguilhão -- foi de uma vez por todas cravado em Cristo lá na cruz.

Se eu for picado por uma abelha ela deixará de causar dano a quem quer que seja, pois seu ferrão ficará cravado em mim. A abelha morre depois. Do mesmo modo, para a pergunta "Onde está, ó morte, o teu aguilhão?", a resposta é: em Cristo. E Ele nos livrou desse aguilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares